2014 – Sessão Solene de Posse Caesar Business – 10/2014


Resumo

CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA ENCERRA COM A POSSE DE 73 NOVOS MEMBROS

O evento foi promovido pelo Capítulo de São Paulo do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. O comemorativo Congresso Paulista de Cirurgia – 19ª Assembleia Cirúrgica do Capítulo de São Paulo do Colégio Brasileiro de Cirurgiões CBCSP, que neste ano completou 30 anos, terminou os dois dias de atividades com a posse de 73 novos membros. A Sessão Solene foi no Caesar Business Faria Lima, em São Paulo.

A mesa de encerramento foi composta pelo primeiro Vice Presidente do CBC, TCBC Fernando José David Silva; pelo Mestre do Capítulo de São Paulo, TCBC Cláudio Bresciani; Vice-Mestre do Capítulo, TCBC Sidney Roberto Nadal; Antônio Jorge Salomão da AMB; ACBC Jorge Cury, conselheiro do CFM; TCBC Gaspar de Jesus Lopes Filho, conselheiro do Cremesp; Florisval Meirão da APM; Ederli Grimaldi de Carvalho, Secretária do Sindicato dos Médicos de São Paulo; Carlos Eduardo Jacob do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva; José Roberto de Souza Baratella da Academia de Medicina de São Paulo.

Passaram a integrar o CBC 8 Membros Acadêmicos, 30 Aspirantes, 18 Adjuntos e 8 Titulares. Todos prestaram o juramento ao Colégio, depois da execução do Hino Nacional. Foram empossados dois Membros Honorários Estrangeiros: Dr. Rao R. Ivatury e Dr. Antonello Forgione. Antônio Salomão da AMB fez duras críticas ao atual governo e leu carta de apoio da Associação Médica Brasileira ao candidato à presidência, Aécio Neves. “Indignados com o desrespeito e a vulgarização do exercício da medicina por parte de gestores de saúde, nós entendemos que o momento atual não mais comporta omissões e fraquezas. Urge mudarmos todas estas mazelas e descasos, frutos de um ideário político-partidário que nunca teve, na sua essência, a legítima e real preocupação com a saúde no Brasil”, destacou Salomão.

Jorge Cury do CFM lembrou que os profissionais não querem muito, apenas uma medicina de qualidade para todo mundo. “Todos nós sabemos o quanto é duro ser médico no Brasil. Nós queremos que os que venham trabalhar aqui tenham a mesma qualidade dos médicos brasileiros. Temos que honrar o nosso pais e apoiamos a carta da AMB”, completou Cury.

O Capítulo de São Paulo ainda elevou dois Membros Adjunto Jubilados e cinco Eméritos e homenageou o ECBC Eugenio Américo Bueno Ferreira, organizador da 1ª Assembleia Cirúrgica do CBCSP, durante o período em que foi Mestre do Capítulo de São Paulo. “É um privilégio ter tido a vida ligada ao CBC e ter sido seu presidente. Agradeço a honra que me concedem. Entendo que naquele momento a criação da Assembleia Cirúrgica foi essencial para que o Capítulo de São Paulo se consolidasse”, disse Eugenio Ferreira.

O ECBC Dario Birolini recebeu o Prêmio Benedicto Montenegro das mãos do TCBC Samir Rasslan, que lembrou a trajetória do homenageado. “Difícil falar em pouco tempo de Dario Birolini pela grandiosidade das suas contribuições. Foi o primeiro professor titular de cirurgia do trauma da USP, a primeira faculdade de medicina no Brasil que teve esta titularidade, e ainda passou por diversos e importantes cargos no Hospital das Clínicas” lembrou Rasslan. “É o mais destacado cirurgião do trauma do nosso meio, além de reconhecimento internacional, e um dos mais convidados para aulas e palestras por todo o país. No CBC ocupou vários cargos, assim como em muitas sociedades de especialidades nacionais e internacionais. Influenciou e serviu de exemplo para vários jovens cirurgiões. É modelo de profissional e rigorosamente correto. Dignifica e honra o prêmio Benedicto Montenegro”, resumiu.

O homenageado confessou estar muito emocionado e explicou ter investido em duas grandes vertentes ao longo da carreira: no ensino na Faculdade de Medicina da USP e no atendimentos às emergências, muitas vezes em condições adversas. “Trabalhar no pronto socorro por décadas foi um experiência absolutamente ímpar”, relembrou Dario Birolini. “Estou com 53 anos de formado e assisti muitas transformações na medicina brasileira, sempre ‘agredido’ pela dupla: inovação e tecnologia. Não tenho nada contra, mas é preciso ver com cautela. O nosso paciente está virando um impaciente por conta disso. O clínico e o cirurgião convivem com uma avalanche de informação, muitas vezes distorcidas. Os jovens médicos precisam ficar atentos”, deu o recado durante o discurso de agradecimento. Dario Birolini ainda criticou o excesso de especialidades que tem significado uma fragmentação da medicina, os maus hábitos de vida dos pacientes e a abertura de escolas médicas indiscriminadas sem hospital-escola. “Medicina não é sinônimo de salvar vidas, mas alívio para o sofrimento. Medicina é uma arte de verdades transitórias. Peço que todos fortaleçam a relação médico-paciente e também a relação médico-médico. Nós, colegas, precisamos incentivar o diálogo nos nossos jovens médicos”, concluiu. Durante a Sessão Solene foi apresentado o XXXI Congresso Brasileiro de Cirurgia, de 2 a 5 de agosto de 2015, na Expo Unimed em Curitiba, no Paraná, com o tema “Um olhar sob a educação”.

Cláudio Bresciani avaliou o Congresso Paulista de Cirurgia que teve 673 inscritos com participantes de todas as regiões do pais, um total de 350 trabalhos aprovados e apresentados e 156 palestrantes e quatro conferências internacionais. “Nós somos verdadeiramente trabalhadores e os homenageados foram porque têm mérito. Infelizmente não é o que tem ocorrido em nosso pais, com o padrinhamento sombreando o futuro. Vejam como foi instituído o ‘Mais Médicos’ com o total arrepio da lei, com espírito ditatorial, com prejuízo não só para os médicos, mas para toda a sociedade. Precisamos nos engajar na defesa da nossa profissão médica”, acrescentou Bresciani.

Antes do encerramento, as premiações do Congresso Paulista de Cirurgia foram entregues para Matheus Louzada Yamaki pelo melhor tema livre – Prêmio Emilio Athiê; para Raphael Leonardo Cunha de Araujo pelo melhor vídeo livre – Prêmio Francesco Antônio Viscomi; para Miquelline da Silva Almeida pelo melhor pôster – Prêmio Vicente Forte; e para Aline Riquena da Silva pelo melhor fórum de pesquisa – Prêmio Ruy Ferreira Santos.

Compartilhar com

Agenda de Eventos

Mais eventos

destaque1

destaque1

destaque2

destaque2

destaque3

destaque3
Itarget Tecnologia