2014 – Sessão Solene de Posse Tivoli – 01/2014


Resumo

A Diretoria do Capítulo São Paulo do Colégio Brasileiro de Cirurgiões – CBC – tomou posse em Sessão Solene realizada no Hotel Tivoli Mofarrej na Capital paulista, em 18 de janeiro. Integram a diretoria: TCBC Cláudio Bresciani; TCBC Sidney Nadal, Vice-Mestre; TCBC Ramiro Colleoni Neto, 1º Secretário; TCBC Rogério Saad Hossne, 2º Secretário; TCBC Carlos Eduardo Jacob, 1º Tesoureiro; TCBC Paulo Maurício Chagas Bruno, 2º Tesoureiro; e TCBC Luiz Roberto Lopes na Defesa Profissional.

O vice-presidente do Diretório Nacional do CBC, TCBC Fernando David Silva, ressaltou a importância do evento pelas posses da diretoria, dos novos membros e homenagens e prêmios. “Noite de alegria e satisfação”, finalizou David Silva agradecendo também em nome do presidente do CBC, TCBC Heládio Feitosa de Castro Filho.

A cerimônia começou com a posse de 55 novos membros do Colégio Brasileiro de Cirurgi?es, sendo 11 membros Titulares, 12 Adjuntos, 30 Aspirantes e dois Acadêmicos. Cinco membros Titulares foram elevados à categoria de Emérito e dois Adjuntos passaram à categoria de Adjunto-Jubilado.

O TCBC Gaspar de Jesus Lopes Filho, representando o Cremesp, destacou a importância da Sessão Solene, a pujança do Capítulo e a qualidade dos membros e dos presentes da noite. “Este ritual é preservado por poucas entidades que sempre tem que ser enfatizado e solenizado. Parabenizo a atual Diretoria por cultivar os nossos valores e as nossas tradições”.

Já o TCBC Renato Françoso, representando o CFM, fez um discurso para que todos enfrentem as batalhas e que os cirurgiões possam exercer uma medicina de qualidade e que a sociedade espera. “As eleições estão aí para que passar mudar esta realidade”. Já o TCBC Wilson Pollara, secretário-adjunto de Saúde do Estado de São Paulo, disse que este ano será muito importante em virtude dos investimentos que todas as esferas de governo estão e ainda farão na área de saúde. “O embate político da campanha será na saúde e isso só nos beneficiará” e completou: “o Brasil precisa do CBC, porque este país continental tem necessidade de cirurgiões gerais espalhados pelas pequenas cidades e em todos os estados”.

O 2º vice-presidente do Diretório Nacional, TCBC Paulo Roberto Corsi, também parabenizou os novos membros que tiveram os seus currículos analisados e foram merecedores da titulação que receberam. “Para superar as mazelas de hoje na saúde é necessário pertencer ao CBC, a terceira maior entidade cirúrgica do mundo e uma das antigas entidades médicas do País”, finalizou.

O prêmio Daher Cutait foi conferido ao jovem cirurgião TCBC Edmo Atique Gabriel. Já o prêmio Benedicto Montenegro foi entregue ao TCBC Joaquim Gama-Rodrigues. O TCBC Claudio Bresciani, relembrou a brilhante carreira do professor Montenegro, primeiro Mestre do Capítulo de São Paulo e na sequência entregou o diploma ao professor Gama-Rodrigues, que foi escolhido por unanimidade. “É uma tarefa fácil para mim apresentar o professor Gama-Rodrigues, já que todos os presentes o conhecem muito bem e tudo o que construiu ao longo de sua carreira, com destacada atuação acadêmica e associativa. É o exemplo verdadeiro de um professor, médico e cidadão”.

O TCBC Joaquim Gama-Rodrigues, emotivo pela homenagem, ressaltou que quando se pronuncia o nome de Benedicto Montenegro é despertado sempre um sentimento de respeito, admiração e entusiasmo. “Tive o privilégio de vê-lo em várias oportunidades fazendo apresentações, como esta, ao jovem futuro cirurgião”. Gama-Rodrigues lembrou dos mestres, da esposa, Angelita, e de contemporâneos que fizeram parte da sua vida profissional.

O TCBC Elias Jorge Ilias fez a apresentação do Congresso Paulista de Cirurgia, evento tradicional e consagrado que será realizado de 17 a 18 de outubro no Caesar Business Faria Lima. As inscrições já estão abertas no www.cbcpaulista2014.com.br.

Para terminar a Sessão Solene, o Mestre do Capítulo, TCBC Claudio Bresciani, fez um balanço dos dois últimos anos da Diretoria e falou sobre o próximo biênio. “É um júbilo assumir pela segunda vez o Capítulo. Agradeço aos integrantes de Diretoria pelo trabalho e amizade. A reeleição foi uma prova pelo qual passamos frente aos associados que nos dão a honra de trabalharmos por mais dois anos”.

O Mestre do Capítulo destacou o congresso realizado, o sucesso de público do Curso Continuado, idealizado pelo TCBC Paulo Roberto Corsi, as reuniões do Clube Benedicto Montenegro no interior do Estado e o Fórum de Ensino Médico em Cirurgia. Prestou homenagem ao TCBC Elias Jirjoss Ilias, em nome de toda a Diretoria, pelo trabalho nos últimos 4 anos e que agora exercerá no Diretório Nacional”. E finalizou: “vamos em frente para continuar trabalhando pela Medicina e pelo Brasil”.

A mesa da Sessão Solene foi composta pelos: da esquerda para direita – TCBC Rogerio Dedivitis, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço; Dr. José Roberto Baratella, secretário-geral da Academia de Medicina de São Paulo; TCBC Gaspar De Jesus Lopes Filho, conselheiro do Cremesp; TCBC Wilson Pollara, secretário-adjunto de Saúde do Estado de São Paulo; TCBC Cláudio Bresciani, Mestre do Capítulo de São Paulo do CBC; TCBC Fernando Cesar David Silva, 1º vice-presidente do CBC; TCBC Sidney Nadal, Vice-Mestre do Capítulo de São Paulo do CBC; TCBC Renato Françoso, conselheiro do CFM; Dr. Florisvaldo Meinão, presidente da APM; TCBC Nelson Adami Andreollo, 1º secretário do CBCD; e TCBC Paulo Roberto Corsi, 2º vice-presidente do CBC.

Compartilhar com

Agenda de Eventos