2016 – Congresso Paulista de Cirurgia – Rebouças 10/09


Resumo

O Congresso Paulista de Cirurgia – 20a. Assembleia Cirúrgica, realizado em 9 e 10 de setembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, reuniu 700 participantes que assistiram dezenas de palestras, debates, simpósios e conferências internacionais. O evento foi considerado um sucesso pelos congressistas, que ainda puderam conhecer os 380 trabalhos expostos de colegas nas sessões de pôsteres, temas e vídeos livres.

A mesa da cerimônia de encerramento foi composta pelo TCBC Paulo Roberto Corsi, presidente do Diretório Nacional do CBC; TCBC Sidney Roberto Nadal, Mestre do Capítulo de São Paulo; Níveo Lemos Moreira Jr, representando a Associação Médica Brasileira;  Eurípedes Carvalho da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo; TCBC Gaspar de Jesus Lopes Filho, conselheiro do Cremesp; Éder Fernandes, presidente do Sindicato dos Médicos do Estado de São Paulo; TCBC Antônio José Gonçalves da Associação Paulista de Medicina e HnCBC José Carlos Prates da Academia de Medicina de São Paulo. O mestre de cerimônia da noite foi o Vice Mestre do Capítulo de São Paulo, TCBC Paulo Mauricio Chagas Bruno.

Paulo Corsi deu as boas vindas aos presentes e lembrou que o Colégio é uma entidade que mantém suas tradições ao longo de décadas e chamou os novos membros que foram conduzidos por uma Comissão, como é o protocolo. O hino nacional executado pelo Quarteto Paulista de Cordas. Os novos membros, antes da posse, quando receberam o certificado do CBC, fizeram o juramento, em voz alta e em pé. Foram sete Membros Acadêmicos, sete Adjuntos, 45 Aspirantes, dez Titulares, três Membros Honorários Estrangeiros. José Carlos Prates cumprimentou todos os membros recentemente empossados e desejou sucesso.

O Prêmio Benedicto Montenegro foi entregue ao ECBC Luiz Sérgio Leonardi O TCBC Luís Roberto Lopes lembrou que o CBC é a maior entidade de cirurgiões da América Latina e discorreu sobre uma breve história de Benedicto Montenegro e os agraciados pelo Prêmio nos últimos anos. Lopes passou a contar a trajetória profissional do homenageado, nascido em Araras que, entre inúmeras conquistas, recebeu o título de Professor Emérito da Unicamp, foi diretor da Faculdade de Ciências Médicas e chefe do Departamento de Cirurgia. “A história do gastrocirurgião Leonardi, se confunde com a história do Hospital de Clinicas, da Santa Casa de Campinas, do Gastrocentro e da Faculdade de Ciências Médicas”, resumiu Lopes, que também ressaltou o trabalho assistencial do professor. “Ele implantou o Serviço de Transplante de Fígado, o primeiro fora da Capital, com mais de 300 transplantes até hoje. É Membro Emérito do CBC desde 2005”.

O professor Leonardi disse que a Sessão era muito emotiva. “Eu nunca soube fazer em Medicina o que não fosse Medicina. Eu realizei uma enorme tarefa e muitos feitos em Campinas, mas devo tudo a três escolas: USP, Unifesp e Santa Casa e o que aprendi por aqui na Capital. Tudo foi a abnegação e dedicação que o médico deve ter ao seu paciente”.

Compartilhar com

Agenda de Eventos

Mais eventos

destaque1

destaque1

destaque2

destaque2

destaque3

destaque3
Itarget Tecnologia