Antônio Prudente M. de Morais – TCBC


Antônio Prudente de Meireles de Morais – nasceu em São Paulo em 08 julho de 1906, membro de tradicional família paulista e neto do primeiro presidente civil de nosso país.

Formado pela Faculdade de Medicina de São Paulo em 1928, embarcou para a Europa para aperfeiçoar-se em reconstituições para corrigir defeitos provocados pelos tumores. Passou 02 anos no serviço do Prof. Franz Keysser.
Em 1931 regressou ao Brasil e foi nomeado Prof. Assistente na cadeira de Técnica Cirúrgica da Faculdade de Medicina da USP. A partir de 1935 assumiu a cadeira de Prof. Catedrático de Cirurgia Reparadora e Plástica da Escola Paulista de Medicina (Universidade Federal Paulista). Nomeado Diretor do Departamento de Cirurgia em 1939.

Publicou mais de 100 trabalhos científicos relacionados à cirurgia plástica ou reconstruções. Escreveu 8 livros, entre eles; “Cirurgia Plástica Mamária” (1936), “Reparação no Câncer” (1939), “Tratamento de Feridas” (1941), “Novas Técnicas Operatórias de Cirurgia do Câncer” (1951) e “Amputação Interescápulo-torácica no Tratamento do Câncer” (1960).

Ministrou conferências em inúmeros países. Pertenceu a mais de 27 sociedades médicas, entre elas: Colégio Brasileiro de Cirurgiões, American College of Surgeons, Societé des Chirurgiens de Paris, Society of Head and Neck Surgeons, Societat Italiana de Cancerologia e Sociedad Argentina de Cirugia.

Foi duas vezes diretor do Serviço Nacional de Câncer do Ministério da Saúde e Vice-Pesidente da Sociedade Pan-Pacífica de Cirurgia.

Em 1934 fundou a “Associação Paulista de Combate ao Câncer” (APCC) e, para a presidência indicou, durante jantar oferecido quando da aposentadoria dele da Faculdade de Medicina, o Professor Antônio Cândido de Camargo, de quem foi discípulo.

Dona Carmen Annes Prudente, companheira e esposa, fundou a “Rede Feminina de Combate ao Câncer” (RFCC), e ajudou nas campanhas para arrecadação de fundos para a construção do hospital.

O esforço do Prof. Prudente culminou com a inauguração do Instituto Central – Hospital Antônio Cândido Camargo (AC Camargo), em 23 de março de 1953.

Faleceu em 17 de setembro de 1965, na cidade do Rio de Janeiro.

 

Sociedade Brasileira de Historia da Medicina

Como Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões tomou posse na 1ª Sessão Solene do CBC em São Paulo, em 05 de novembro de 1941.

Compartilhar com

Agenda de Eventos