Capítulo de São Paulo do CBC tem posse solene da diretoria …

23-06-2022

Capítulo de São Paulo do CBC tem posse solene da diretoria 2022-2023 e homenagens em noite de gala

 

 

Diretoria do Capítulo de São Paulo Biênio 2022/23

TCBCS, Elias J. Ilias, Mauricio A. Azevedo, Carlos A. M. Menegozzo, Rubens A. Aissar Sallum, Wilson R. Freitas Jr. e Roger B. Coser.

 

A diretoria do Capítulo de São Paulo do Colégio Brasileiro de Cirurgiões realizou a cerimônia de posse aos 18 de junho de 2022, em sessão solene marcou ainda a recepção dos novos membros titulares. Uma cerimônia abrilhantada ainda por homenagens de entregas da ‘Medalha do Mérito Cirúrgico’ e dos prêmios ‘Daher Cutait 2021’, ‘Angelita Habr-Gama’, ‘Eurico Branco Ribeiro’ e ‘Benedicto Montenegro’, honrarias que destacam cirurgiões com relevantes contribuições às diversas áreas da especialidade.

 

 


Cerimônia prestigiada

À mesa, ratificando o prestígio e credibilidade do Capítulo São Paulo do CBC, estiveram lideranças médicas nacionais e estaduais, como os presidentes da Associação Médica Brasileira, César Eduardo Fernandes; da Associação Paulista de Medicina e da Academia de Medicina de São Paulo, José Luiz Gomes do Amaral; o 1º Secretário do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, Angelo Vattimo, representando presidente,  Irene Abramovich; e o diretor do Setor VI do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, TCBC Edivaldo Massazo Utiyama, representando o presidente TCBC Luiz Carlos Von Bahten.

HnCBC José Luiz Gomes do Amaral (Presidente da APM e Academia de Medicina de São Paulo), César Eduardo Fernandes (Presidente da AMB), TCBC Ramiro Colleoni (Diretor de Publicações do CBC e Ex-Mestre do Capítulo de São Paulo do CBC), TCBC Edivaldo Utiyama (Diretor do Setor VI do CBC), TCBC Elias Jirjoss Ilias (Mestre do Capítulo de SP do CBC) e TCBC Angelo Vattimo (1º Secretário do CREMESP)

 

 


 

Passagem da presidência

Perfilados a eles, compuseram a mesa os mestres do Capítulo de São Paulo TCBC Ramiro Colleoni Neto – biênios de 2018/2019 e 2020/2021 – e TCBC Elias Jirjoss Ilias – biênio de 2022/2023. Em um dos principais momentos da noite protagonizaram, os dois protagonizaram o rito de passagem da presidência do CBC-SP proferindo palavras breves, mas que tocaram a audiência e chamaram à reflexão.

TCBC Ramiro Colleoni (Mestre Biênios 2018/19 e 2020/21) e TCBC Elias J. Ilias (Mestre Biênio 2022/23)

 

Atualização científica

Após registrar agradecimentos ao TCBC Ramiro Colleoni e compartilhar publicamente que considera um desafio sucedê-lo pelo sucesso das gestões 2018/2019 e 2020/2021, o mestre TCBC Elias Jirjoss Ilias ressaltou a excelência e pujança do Capítulo e dos mais de 2.000 cirurgiões no estado. Ele pontuou também as missões primordiais da nova diretoria, a começar pela atualização científica de qualidade e acessível – em particular por meio do Congresso Paulista e do Curso de Cirurgia Geral, que, aliás, acaba de bater um recorde de participantes.

 

 

Formação médica

“Outra meta é resistir à abertura indiscriminada de escolas médicas. Já temos mais de 350 no país, a maior parte em São Paulo. Já tivemos conversas com a Associação Paulista de Medicina e iremos apresentar sugestões para melhorar esse quadro. Temos de evitar que milhares de médicos sejam levados ao mercado de trabalho sem condição de exercer a profissão adequadamente”, afirmou Elias Jirjoss Ilias. Trabalharemos junto ao Congresso Nacional, em Brasília, para a aprovação do exame de proficiência, aos moldes da Ordem dos Advogados do Brasil. Da mesma forma, precisamos elevar o nível da residência médica, é hora de estender esse processo de dois para três anos, visando à formação aperfeiçoar a especialização do cirurgião geral. Devemos focar na capacitação plena”.

 

Diretores em destaque

Fechando sua fala, mestre Elias Ilias fez menção especial a cada um dos membros de sua diretoria e comentou o papel essencial eles vêm cumprindo. Formam o grupo o vice-mestre TCBC Rubens Antônio Aissar Sallum, o secretário TCBC Maurício Andrade Azevedo, o tesoureiro TCBC Wilson Rodrigues de Freitas Jr., o diretor da Defesa Profissional e coordenador do Curso Continuado de Cirurgia Geral, TCBC Roger Beltrati Coser, o coordenador das Atividades Regionais, TCBC Toufic Anbar Neto, e o diretor de Comunicação, TCBC Carlos Augusto Metidieri Menegozzo.

 


Novos membros titulares

Diversos momentos da sessão solene transformaram a noite em página inesquecível para os cirurgiões do Estado. Um deles foi a posse dos novos membros do Capítulo.

Novos titulares do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 

A leitura do juramento foi do TCBC Bernardo Mazzini Ketzer, enquanto os demais colegas o repetiam em um coro que emocionou a plateia composta de familiares e amigos.

A seguir, em ordem alfabética, a relação dos novos membros do CBC-SP que receberam cumprimentos e certificação das mãos dos TCBC Edivaldo Massazo Utiyama, Ramiro Colleoni Neto e Elias Jirjoss Ilias: 

 

Membros titulares, autoridade convidada, diretores e homenageados do Colégio Brasileiro de Cirurgiões

 


 

Homenagens especiais

As homenagens a nomes que contribuem fortemente para o avanço da especialidade, à boa formação e à assistência de qualidade aos pacientes tiveram início com o anúncio do “Prêmio Daher Cutait 2021”, outorgado a um jovem cirurgião brasileiro pelo conjunto das suas atividades cientificas e profissionais, com elevados propósitos: éticos, morais e científicos. A honraria coube ao TCBC José Arnaldo Shiomi da Cruz.

Prêmio Daher Cutait – TCBCs Ramiro Colleoni, Edivado Utiyama, Elias Ilias e José Arnaldo S. Cruz


Em seguida, houve a entrega do “Prêmio Angelita Habr-Gama”, que destaca uma cirurgiã por suas atividades em incentivar, sugerir e realizar ações que possam transformar positivamente a vida das colegas especialistas. A contemplada na primeira edição da premiação foi a ECBC Maria Aparecida Coelho de Arruda Henry.

Discurso de agradecimento Prêmio Angelita Habr-Gama – ECBC Maria Henry e Mesa Diretora

TCBC Edivaldo M. Utiyama e ECBC Maria Ap. A. C. Henry

 


Já a “Medalha do Mérito Cirúrgico”, destinada a um cirurgião pelos relevantes serviços prestados em sua comunidade, foi para o ECBC Ikurou Fujimura.

 

Apresentação do Prêmio Medalha do Mérito Cirúrgico realizado pelo TCBC Edivaldo Utiyama

ECBC Ikurou Fujimura


Dose dupla

Excepcionalmente, o “Prêmio “Eurico Branco Ribeiro”, criado para destacar o secretário na 1ª Diretoria do Capítulo, 1941-1943, e mestre da 6ª Diretoria, 1951-1953, teve dois laureados: a ACBC Dulce Maria Fonseca Soares Martins e o ACBC José Magrin. Importante registrar que esse prêmio é concedido anualmente pelo Capítulo de São Paulo a cirurgiões como reconhecimento pelas suas relevantes contribuições ao Estado de São Paulo em pelo menos uma das áreas: assistencial, pesquisa, gestão, cultural, social, ensino e associativa.

Prêmio Eurico Branco Ribeiro, TCBC Elias Ilias, TCBC Edivaldo Utiyama, AjCBC Dulce Maria Martins e TCBC Ramiro Colleoni

Prêmio Eurico Branco Ribeiro, ACBC José Magrin, TCBC Edivaldo Utiyama, TCBC Elias  Ilias, e TCBC Ramiro Colleoni


Benedicto Montenegro

Um capítulo à parte foi o anúncio do Prêmio “Benedicto Montenegro”, cujo nome homenageia o fundador e primeiro mestre do Capítulo de São Paulo do CBC. A honraria é concedida a um cirurgião que tenha atuado no Estado de São Paulo e contribuído de maneira inequívoca para o desenvolvimento da cirurgia brasileira.

Apresentação Prêmio Benedicto Montenegro – TCBC Ramiro Colleoni e Mesa Diretora

O TCBC Ramiro Colleoni fez emocionante saudação antes da entrega ao contemplado desta edição, o ECBC Silvano Mario Attilio Raia. Antes, porém, realizou uma apresentação lindíssima, com fotos históricas, durante a qual remontou a trajetória pessoal e profissional do homenageado.

Prêmio Benedicto Montenegro – ECBC Silvano Raia, TCBC Ramiro Colleoni, TCBC Edivaldo Utiyama e TCBC Elias Ilias


Congresso Paulista

A cerimônia marcou, em sua reta final, um chamado ao Congresso Paulista, que teve como porta-voz o diretor de Comunicação, TCBC Carlos Augusto Metidieri Menegozzo.

 

Apresentação Congresso Paulista de Cirurgia TCBC Carlos Menegozzo

“A edição de 2022 será em 26 e 27 de agosto, no Centro de Convenções Rebouças, na cidade de São Paulo. A Comissão Organizadora montou um dos melhores programas de cirurgia com palestras, mesas redondas e renomados especialistas de diversas áreas. Haverá ainda cursos pré-congresso, um deles de ultrassonografia point of care no trauma, outro de cirurgia minimamente invasiva. Contaremos com a presença de Eric Pauli, do Departamento de Cirurgia da Pensilvânia, especialista em cirurgia minimamente invasiva e bariátrica. É imperdível.

 

Compartilhar com

Agenda de Eventos

Mais eventos