17º Curso Continuado de Cirurgia Geral CBCSP- 2022



 

DATAS PRELIMINARES (Qualquer alteração será avisada antecipadamente)

26Mar; 30Abr; 21Mai; 25Jun; 23Jul; 17Set; 08Out; 26Nov

 


HORÁRIO

08:30 até 12:30

 Carga horária por módulo: 4 horas


Inscrições encerradas para o último módulo em 26/11

 

INSCRIÇÃO ANUAL – Encerrada!


 

PROGRAMAÇÃO

O melhor e mais completo Curso Continuado de Cirurgia Geral. O Capítulo de São Paulo do CBC preparou uma programação incrível e atualizada! Teremos Cirurgiões experts participando de conferências, sessões interativas e muito mais!

Confira a programação (clique no tema):

17º Curso Continuado de Cirurgia Geral, 17 de setembro

O Capítulo de São Paulo do Colégio Brasileiro de Cirurgiões realiza mais uma rodada do tradicional Curso Continuado de Cirurgia Geral. Será em 17 de setembro, a partir de 8h25, em ambiente virtual, com abordagem temática em fígado, transplante e vias biliares.

 

A abertura será coordenada pelos TCBCs Elias Jirjoss Ilias, mestre do Capítulo São Paulo, Roger Beltrati Coser, diretor de defesa profissional do CBCSP e coordenador do Curso Continuado de Cirurgia Geral, Carlos Augusto Metidieri Menegozzo, diretor de Comunicação e Wilson Rodrigues de Freitas, coordenador deste módulo e tesoureiro do Capítulo de São Paulo.

 

Teremos mesas bastante ricas com novas informações e atualizações em cirurgias do fígado, além de uma troca de vivências bem descontraída na segunda etapa dos trabalhos, sobre as dificuldades dos serviços, filas, pautas urgentes e relevantes. Será de alto nível tanto para o cirurgião que quer reciclar quanto para o especialista mais novo que almeja sedimentar sua base científica” pondera Wilson Rodrigues.

 

 Painel 1

Questões de relevância ao exercício profissional dos cirurgiões merecerão discussão e atualização, como a evolução técnica hepática; hepatectomia nas metástases e  tumores benignos.

Os palestrantes convidados para exposição e compartilhamento de conhecimentos são os TCBCs Raphael Leonardo Cunha de Araújo, professor adjunto do Cirurgia Hepática, no Departamento de Gastroenterlogia Cirúrgica, na Escola Paulista de Medicina – UNIFESP, Paulo Herman, chefe do Serviço de Cirurgia do Fígado e Hipertensão Portal do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Mauricio Alves Ribeiro, médico do Serviço de Emergência e do Grupo de Fígado e Hipertensão Portal do Departamento de Cirurgia da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Edson José Lobo, chefe do grupo de Vias Biliares e Pâncreas da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina – EPM e Bernardo Mazzini Ketzer, coordenador da Equipe de Cirurgia Geral do Hospital Geral do Grajaú e Ambulatório Médico de Interlagos.

 

Bate papo sobre Transplante de Fígado

Após as apresentações, O TCBC Andre Ibrahim David, coordenador do Programa de Transplante de Fígado da Beneficëncia Portuguesa de São Paulo, irá moderar um bate papo sobre transplante de fígado, em conjunto com os convidados TCBC Agnaldo Soares Lima, coordenador do Transplante de Fígado da Santa Casa de Belo Horizonte, Dr. Adriano Miziara Gonzalez, coordenador cirúrgico do Programa de Transplante de Pâncreas do CETEFI – Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência, Rogério Alves,  da equipe do Hospital Beneficência Portuguesa em São Paulo e do núcleo de hepatologia do Hospital Sírio-Libanês e Dr. Rodrigo Bronze de Martino, médico cirurgião do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP com ênfase em Gastroenterologia.

 

Painel 2

Será sobre pâncreas e vias biliares; colecistectomia difícil; desafios da coledocolitíase; pancreatite crônica e tumor de pâncreas. Os palestrantes, o ACBC Ricardo Tadashi Nishio, médico assistente do Grupo de Vias Biliares e Pâncreas da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Marco Aurélio d’assunção, médico endoscopista do Hospital Sirio-Libanês (SP), e os TCBC’s Franz Robert Apodaca Torrez, coordenador do serviço de Cirurgia Geral do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo – SPDM, Felipe José Fernández Coimbra, coordenador geral do Programa de Educação Continuada em Oncologia Gastrointestinal do A.C.Camargo,  e  Elinton Adami Chaim, especialista em cirurgia do aparelho digestivo e professor associado da Universidade Estadual de Campinas.

17º Curso Continuado de Cirurgia Geral, 8 de outubro

O Capítulo São Paulo do Colégio Brasileiro de Cirurgiões realizou o 7º módulo Curso Continuado de Cirurgia Geral com o tema, Urgências Cirúrgicas, em 8 de outubro, a partir de 8h30, com transmissão a distância.

A abertura foi coordenada pelos TCBCs Elias Jirjoss Ilias, mestre do Capítulo São Paulo, Roger Beltrati Coser, diretor de defesa profissional do CBC SP e coordenador do Curso Continuado de Cirurgia Geral, Carlos Augusto Metidieri Menegozzo, diretor de Comunicação.

Esteve em pauta, questões de relevância sobre temas como os desafios do cólon na urgência, as doenças inflamatórias intestinais; abdome agudo obstrutivo por tumor colorretal; dicas e truques para confecção da estomia ideal.

Os palestrantes convidados para compartilhamento de conhecimentos e debate são os TCBCs Roger Beltrati Coser, coordenador do curso e Fabio Vieira Teixeira, médico efetivo do Governo do Estado de São Paulo na área de gastroenterologia, além de Fernanda Bellotti Formiga, professora Instrutora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, e o TCBC Guilherme Blattner de Oliveira, plantonista da equipe de Cirurgia Geral do Hospital Estadual Vila Alpina. 

Também serão enfatizadas a apendicite aguda, o tratamento sem cirurgia, drenagem percutânea ou apendicectomia e tumores do apêndice cecal, entre outros pontos. Esse painel será conduzido pelos TCBCs Edivaldo Massazo Utiyama, professor titular da Disciplina de Cirurgia Geral e Trauma do Departamento de Cirurgia da FMUSP, Roberto Luiz Kaiser Jr, presidente do Instituto Roberto Luiz Kaiser de Ensino e Pesquisa (ROKA), a ACBC Lenira Chieretin Rengel, cirurgiã geral do Hospital Clinicas de São Paulo, e os TCBCs Frederico Jose Ribeiro Teixeira Jr, responsável pelo Grupo de Cirurgia Oncológica da Divisão de Clínica Cirúrgica III do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da USP, e , Carlos Augusto Metidieri Menegozzo, diretor de Comunicação.

Por fim, o centro da polêmica científica se dará na hemorragia digestiva, nas estratégias de abordagem no pronto atendimento, tratamento endoscópico na hemorragia digestiva alta e no papel da radiologia intervencionista. Palestrarão os TCBCs Luiz Arnaldo Szutan, professor Adjunto e Chefe do Grupo de Fígado da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Roberto Jose Carvalho Filho, professor Adjunto da Disciplina de Gastroenterologia da UNIFESP, Paulo Sakai, diretor do serviço de Endoscopia Gastrointestinal do HCFMUSP, Daniel Dias de Souza Porto, médico professor do São Leopoldo Mandic, e Valdir Zamboni, médico cirurgião do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

 

Coloproctologia em debate no 8º módulo do Curso Continuado de Cirurgia Geral do CBC-SP

Em 26 de novembro, aconteceu o último módulo da 17ª edição do Curso Continuado de Cirurgia Geral. On-line, a partir das 8h30, em tempo real, e com as aulas gravadas, foi feita uma imersão no campo da Coloproctologia.

“Foram abordados neste módulo questões como doenças orificiais, doença hemorroidária, fístula, infecções transmissíveis, doença inflamatória intestinal e aspectos do câncer colorretal”, relata o TCBC Roger Coser, diretor de Defesa Profissional do Capítulo e coordenador responsável.

 

Promovido pelo Capítulo São Paulo do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC-SP), o tradicional curso traz conteúdo essencial para complemento da formação, assim como para a atualização qualificada de acadêmicos e médicos cirurgiões. É indispensável igualmente para uma preparação adequada para a residência médica e para aqueles que visam à obtenção do título de Especialista em Cirurgia Geral.

 


 

 

AULAS ON-LINE E DISPONÍVEIS NA PLATAFORMA

Aos alunos inscritos para o curso ANUAL, as aulas gravadas estarão disponíveis na plataforma.

As aulas serão apresentadas ao vivo, e também estarão disponíveis na plataforma ao aluno para acesso posterior. O certificado ao final será entregue de acordo com as horas assistidas, ao vivo ou acesso as aulas gravadas.

 

Aos alunos inscritos para o curso POR MÓDULO, as aulas serão ao vivo por meio de link enviado ao e-mail após efetivação da inscrição!


PÚBLICO-ALVO

Acadêmicos de Medicina, Médicos Residentes e Médicos

 


TRANSMISSÃO E ACESSO A PLATAFORMA

AOS ALUNOS INSCRITOS  ANUAL – ORIENTAÇÕES GERAIS DE ACESSO

CONEXÃO ALUNO ANUAL

Para conectar basta acessar:   https://afya.instructure.com/login/canvas  

Login: CPF 

Senha: Data de Nascimento – no formato: ddmmaaaa (sem as barras)

Acesse aqui o tutorial.

São encaminhados aos e-mails dos alunos inscritos estas orientações e mais detalhes.

 


CONEXÃO ALUNO POR MÓDULO

Aos alunos inscritos por módulo, será encaminhado o link antecipadamente ao e-mail cadastrado após conferência.

 


CERTIFICAÇÃO

Os certificados digitais são emitidos aos alunos que obtiverem a frequência mínima exigida, 75% do período total.

Para os alunos com inscrição ANUAL, os módulos gravados estarão disponíveis para acesso e serão contabilizadas as horas de acordo com o acesso e permanência. A presença em cada módulo será controlada por meio do acesso e tempo de permanência na aula. As justificativas de faltas serão avaliadas pela comissão organizadora.

Para os alunos com inscrição POR MÓDULO,  o acesse será exclusivamente ao vivo por meio de link que será encaminhado antecipadamente. As horas assistidas ao vivo serão registradas para a emissão do certificado.

 


POLÍTICA DE CANCELAMENTO DE INSCRIÇÕES – Aos alunos inscritos no início do curso.

Solicitação de cancelamento será aceita somente quando formalizada por e-mail enviado para capitulosp@cbcsp.org.br, com os dados da inscrição, até o dia 21/03/2022.

O reembolso será realizado até 30 dias após a identificação do pagamento, com retenção de 30% do valor pago.

Para solicitação de cancelamento ou desistência após o prazo estipulado, não haverá reembolso.

Em caso de não acesso, o valor pago não será reembolsado.

Para inscrições em grupo não há devolução de inscrição, serão feitos reembolsos apenas para o caso de pagamento em duplicidade comprovado.

Inscrições duplicadas serão devolvidas de acordo com o prazo estabelecido e somente após o recebimento do comprovante de efetiva duplicidade. O reembolso será realizado diretamente em conta corrente bancária que tenha o aluno do curso como correntista.

As inscrições por módulo (avulso) serão feitos reembolsos apenas para o caso de pagamento em duplicidade comprovado.

 


APOIO INSTITUCIONAL

             

 


OPERACIONALIZAÇÃO

 


PATROCÍNIO

 


MAIS INFORMAÇÕES

CBC – Capítulo de São Paulo – Departamento de Cirurgia da APM
contato@cbcsp.org.br |  www.cbcsp.org.br

Telefone e WhatsApp: (11) 97395-0280, 97491-3441

Compartilhar com

Agenda de Eventos