ECBC Dário Birolini receberá o Prêmio Colégio Brasileiro de Cirurgiões de …

02-06-2021

A reunião conjunta do Diretório Nacional com o Conselho Consultivo Superior e os mestres dos Capítulos do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, realizada em 28 de maio de 2021 decidiu, por ampla maioria, conceder o Prêmio Colégio Brasileiro de Cirurgiões ao ECBC Dario Birolini. A mais importante honraria do Colégio Brasileiro de Cirurgiões é concedida a um membro titular ou emérito do CBC como reconhecimento ao seu acervo de atividades profissionais e à contribuição para o ensino, progresso e desenvolvimento da Cirurgia no Brasil.

A carreira do prof. dr. Dario Birolini sempre esteve ligada à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e ao Hospital das Clínicas da FMUSP, onde desenvolveu sua formação profissional e dedicou-se à carreira universitária. Lá, obteve o título de doutor em clínica cirúrgica, em 1969, e o título de livre-docente, em 1976, sendo admitido como professor adjunto, em 1978, e conquistando, em 1987, a posição de professor titular. Ainda hoje participa das atividades da Disciplina de Cirurgia Geral e Trauma na qualidade de professor sênior.

Uma de suas relevantes contribuições foi a introdução do curso Suporte Avançado de Vida em Trauma (ATLS) no Brasil, na década de 80. É autor e coautor de mais de 300 trabalhos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais, além de assinar mais de 150 capítulos de livros que abordam, em geral, temas das áreas de trauma, emergências cirúrgicas, cuidados perioperatórios e metabolismo em cirurgia.

No CBC foi mestre do Capítulo de São Paulo, 1886-88, vice-presidente do Diretório Nacional, 1989-91, e presidente da Comissão de Trauma, 1992-2020.

A diretoria do Capítulo de São Paulo saúda o ECBC Dario Birolini, é um merecido reconhecimento da sua carreira que o consagra junto aos expoentes da Cirurgia Paulista laureados pela mesma honraria, como Benedicto Montenegro. Eurico da Silva Bastos, Daher Cutait, Adib Jatene, Fabio S Goffi, David Rozemberg e outros.

A entrega da referida láurea será realizada em Sessão Solene, cuja data deverá ser marcada após o período de isolamento social, devido às condições sanitárias da pandemia.

Compartilhar com

Agenda de Eventos

Mais eventos