Euryclides de Jesus Zerbini – TCBC


Euryclides de Jesus Zerbini – Nasceu prematuro, de sete meses, dia 7 de maio de 1912, em Guaratinguetá, São Paulo, filho de imigrantes italianos. Seu pai, apaixonado pela cultura clássica, deu-lhe educação rígida, linha-dura, fazendo-o devorar os livros. Zerbini chegou ao final do colégio sem descobrir a vocação.

“Você vai ser médico”, sentenciou o pai. Formou-sem em Medicina em 1935. No início da faculdade pensou em desistir, mas ao conhecer um cirurgião durante a Revolução Constitucionalista, tomou gosto pela cirurgia. Dedicou-se a Cirurgia Geral de 1935 a 1943 na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, no Sanatório Jaçanã e no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Dentre diversas sociedades foi Membro da Associação Paulista de Medicina e Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

Em 1942, entrou no Pronto Socorro um menino de 7 anos com um estilhaço de Ferro no peito. O Dr. Zerbini não hesitou, abriu o coração do garoto, religou a artéria coronária salvando-lhe a vida. Esse grande feito para época estimulou o Dr. Zerbini a seguir para os Estados Unidos e se especilizar em cirurgia torácica. Em 1950 começou a praticar cirurgia cardíaca fechada e em 1957 iniciou as primeiras cirurgias cardíacas com circulação extra-corpórea. Nos porões do Hospital das Clínicas instalou uma oficina experimental e começou a produção artesanal de máquinas que faziam a circulação e a circulação do sangue fora do organismo.

Foi o protagonista do 1º transplante de coração da América Latina em 26 de maio de 1968, poucos meses após a primeira cirurgia deste tipo realizada por Christian Barnard (África do Sul). Tornou-se livre-docente em 1941 e Professor Titular em 1969. Idealizou e dirigiu por 7 anos o Instituto do Coração (INCOR) em São Paulo, destinado a aprimorar seus alunos da Faculdade de Medicina da USP.

Zerbini sempre foi um trabalhador incansável e em 1977 ao perder um de seus filhos 6 dias após formado médico, num acidente automobilístico, aumentou ainda mais sua jornada de trabalho. Pouco dedicava-se a distrações a não ser jogar tênis periodicamente. Faleceu a 23 de outubro de 1993, aos 81 anos em plena atividade.

Compartilhar com

Agenda de Eventos

Mais eventos

destaque1

destaque1

destaque2

destaque2

destaque3

destaque3
Itarget Tecnologia