Conheça o Colégio Brasileiro de Cirurgiões

O Colégio Brasileiro de Cirurgiões congrega aproximadamente 25 a 30% dos cirurgiões do País, fato que não surpreende, uma vez que a própria Associação Médica Brasileira tem em seus quadros apenas uma porcentagem dos quase 200 mil médicos nacionais. Este número de 6 mil membros, embora possa ser considerado expressivo, está muito longe do desejado, mostrando que o cirurgião deveria ter uma maior participação na mais representativa entidade cirúrgica do País.

Idealizada por Antônio Benevides Barbosa Vianna, Rolando Monteiro e Agenor Edézio Estelita Lins, concretizou-se a sua fundação no dia 30 de julho de 1929, juntamente com mais 26 cirurgiões, conforme dados de memória de seus Boletins, sendo eleito seu primeiro Presidente o Professor Augusto Brandão Filho, para o biênio 1929-1931.

Muitos foram os abnegados dirigentes desta Casa que marcaram suas administrações, sempre no intuito de promover o seu crescimento, transformando-a, de uma Academia Regional com apenas 34 Membros Titulares, exclusivos do Rio de Janeiro, nos seus primeiros anos, em uma Instituição Nacional, que atualmente congrega em seus quadros mais de 5 mil membros.

Desenho a bico de pena feito pelo ECBC Humberto Barreto, ex-presidente do Colégio (1957/59):

Compartilhar com

Agenda de Eventos

Mais eventos

destaque1

destaque1

destaque2

destaque2

destaque3

destaque3
Itarget Tecnologia