Conheça o Colégio Brasileiro de Cirurgiões

Comemoração dos 90 anos do Colégio Brasileiro de Cirurgiões

CBC – A CASA DO CIRURGIÃO BRASILEIRO.

 

Desenho a bico de pena feito pelo ECBC Humberto Barreto, ex-presidente do Colégio (1957/59)

Ao longo de 90 anos o CBC se tornou a maior entidade cirúrgica da América Latina, com mais de sete mil membros.
 
Sua trajetória singular na medicina brasileira começou em 30 de julho de 1929, quando um grupo de cirurgiões do Rio de Janeiro, liderados por Antônio Benevides Vianna, fundou o Colégio Brasileiro de Cirurgiões. 
 
O primeiro estatuto foi aprovado no mês seguinte na sede do Hospital da Cruz Vermelha Brasileira

Em setembro foi eleita a primeira diretoria e Augusto Brandão Filho, precursor da neurocirurgia no país, foi escolhido como o primeiro presidente do CBC. Um ano depois foi lançado o primeiro número da Revista do CBC, que é editada até hoje.

 

 
Em 1938, na sede da Academia Nacional de Medicina, acontece o primeiro congresso brasileiro de Cirurgia. A sessão inaugural, no Teatro Municipal do Rio, foi presidida pelo Ministro da Educação e Saúde.
 
O CBC dá os primeiros passos para ser uma entidade nacional, com a criação, em 1941, do capítulo de São Paulo. No ano seguinte, surgiu o do Rio Grande do Sul. Em 1954 foi criado o Núcleo Central. Em 59, ao comemorar 30 anos, o CBC já era uma das maiores entidades médicas do Brasil.
 
A Sessão inaugural do V Congresso Brasileiro de Cirurgia, em 1956, foi aberta pelo Presidente da República e médico Juscelino Kubistchek. Na ocasião, recebeu o título de Membro Honorário do CBC. O diploma está exposto no Memorial JK, em Brasília.
 
Em 1962, o CBC consegue concretizar o sonho da primeira sede própria. Era um belíssimo casarão colonial de dois andares, na Rua Visconde de Silva, em Botafogo. A inauguração contou a presença do Governador do antigo estado da Guanabara.
 
Em 1970, foi abolido o limite de vagas para membros titulares e no seguinte realizado o primeiro concurso para Título de especialista em cirurgia geral, um verdadeiro certificado de qualidade para o cirurgião.
 
A construção da nova sede foi mais um marco na história do CBC. Em 24 de novembro de 1979, no cinquentenário do CBC, foi inaugurado o novo edifício sede pelo então governador do Estado do Rio de Janeiro. 
 
Nas décadas seguintes o CBC inicia a modernização de sua estrutura. A criação de novos capítulos e a realização de congressos nos diversos estados tem impulsionado a integração dos cirurgiões, tanto do ponto de vista científico como na defesa profissional.
 
 
O CBC chega aos 90 anos renovado, com inúmeros projetos, o que o torna sempre mais jovem e motivado para o enfrentamento dos enormes desafios do sistema de saúde.   
 
Nossa eterna gratidão aos nossos antigos líderes e suas conquistas. Por isso chegamos até aqui, com o olhar firme em direção para o futuro. 

 
Compartilhar com

Agenda de Eventos