Homenagem TCBC José Henrique Busetti

24-08-2021

 

  O Capítulo São Paulo do Colégio Brasileiro de Cirurgiões expressa profundo pesar pelo falecimento do TCBC José Henrique Busetti, Professor Titular de Anatomia da Faculdade de Medicina do ABC durante 41 anos.

    Nascido aos 31 de agosto de1951, Busetti graduou-se pela Faculdade de Medicina de Taubaté. Fez residência médica em Cirurgia Geral (1977-1978), estágio em Cirurgia Geral, Cirurgia do Sistema Digestório e Cirurgia Torácica (1979-1982) e especializou-se em Metodologia do Ensino Superior (1995) e em Fisiologia Aplicada à Medicina (1997).

    Em 1990 concluiu mestrado em Anatomia pela Escola Paulista de Medicina – Unifesp, mesma instituição em que realizou o doutorado em Ciências – Anatomia Aplicada (1995). Professor livre docente em Anatomia Descritiva e Topográfica-Cirúrgica pela FMABC (2008), onde iniciou como docente em 1980. Membro Honorário da Sociedade Brasileira de Anatomia e Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões,

    Busetti ainda investiu em uma segunda graduação. Em 2015, concluiu o curso de Direito pela Universidade Anhanguera.

    Em sua trajetória de mestre, plantou e colheu sem parar, sempre com enorme qualidade. Quinze turmas de formandos o elegeram para “Professor Homenageado”, em reconhecimento à excelência de seu ensino, por carinho e afinidade. Sua dedicação, comprometimento com os jovens acadêmicos e amizade eram de emocionar.  

 

    Curioso é que Busetti jamais foi do tipo extrovertido, todo amável, só sorrisos. Tímido, mantinha o semblante sério costumeiramente. Frente a gracinhas, certas vezes corava, outras, ria meio que escondido. O que o fazia querido era sua entrega à formação de novos e bons médicos. Era respeitadíssimo pela liderança e, em especial, por ter conhecimento de altíssimo nível e compartilhá-lo com generosidade. Não sonegava uma réstia de saber, queria que todos soubessem tanto ou mais até do que ele. Alunos próximos relatam que era impactante a cumplicidade que tinha com suas turmas.  

    Nas redes sociais, muitos egressos fizeram questão de prestar homenagem. Tanto no Instagram quando no Facebook, o Diretório Acadêmico Núlceo Marques de Castro da Faculdade de Medicina do ABC promoveu uma homenagem tocante (veja abaixo). Reproduziu declarações do professor Busetti em sua aula final para a turma 52 da disciplina de Anatomia, em 2020. São frases que evidenciam quem era ele: um coração de corpo e alma.  

 


 

    “Fiquem tranquilos, descansem, não deixem de estudar, porque os senhores têm uma coisa que não sabem ainda, mas os senhores se doaram para a Medicina no dia que entraram. E não adianta desistir, ‘ah não vou ser mais médico’; não adianta, está dentro do cérebro dos senhores e encéfalo, telencéfalo, sistema límbico, que vocês não sabem nada ainda… Então, vejam o seguinte, temos uma obrigação: fornecer aos pacientes o melhor que podemos, dentro do ambiente em que estamos.”

 


 

    “Sejam abençoados por Deus, porque, depois de 43 anos, eu tenho certeza do seguinte: nós todos, quando entramos na faculdade, pensamos que entramos por causa do vestibular, mas uma vez um professor me falou isso, ele já faleceu há muito tempo: “Todos nós estamos predestinados, estava escrito antes de nós nascermos, um médico não é à toa, ele se forma, ele estuda e isso vem do alto”. Isso eu tenho certeza, depois de formar 4.000 médicos, tenho certeza do que estava falando.”

Professor José Henrique Busetti para a turma 52, no ano de 2020, Aula final da disciplina de Anatomia.

 


 

    “Essa é minha obrigação, há muito tempo, resolvi ser médico e professor. Quando larguei a Faculdade de Medicina da USP, me disseram que era louco. Quando larguei a Escola Paulista de Medicina falaram que era louco. E quando assumi a Faculdade de Medicina do ABC me disseram que era louco. Pode ser que eu seja louco, mas eu não me arrependo em nada do que fiz. É uma grande satisfação ter visto a faculdade crescer, sair do zero, a gente dava aula em umas palafitas, vocês não podem nem imaginar como era a faculdade, nem tem ideia, era de madeira.”

 


   

    “Não adianta se ver, tem que se fazer. E é assim, as pessoas são insubstituíveis, disso eu tenho certeza hoje. Tenho certeza de que dessa turma para quem dou aula saíra muita gente boa. Alguns tornar-se-ão excelentes médicos, excelentes profissionais. Outros, transformar-se-ão em professores de Medicina, como aconteceu um dia comigo.”

 


 

Compartilhar com

Agenda de Eventos