Webinar Ensino Médico em Cirurgia ao longo da formação em Cirurgia.

23-06-2020
 

Próximo módulo em 02/12

Inscrições abertas, acesse aqui.

Programação

Horário Tema Qualificação Professor(a) Dr.(a)
19h00 Abertura Organizadores Dr Aristides Augusto Palhares Neto
TCBC Gerson Alves Pereira Júnior
TCBC Ramiro Colleoni Neto
TCBC Toufic Anbar Neto
       
19h05 O uso da simulação em medicina/cirurgia e sua amplitude – o que está sendo utilizado, desenvolvido e pesquisado? Conferencista MD Roger Daglius Dias
19h20 Diferentes modelos utilizados na simulação cirúrgica Conferencista MD Julian Varas Cohen
19h35 Modelos de construção de estações clínicas simuladas Conferencista Profa. Dra. Brena Carvalho Pinto de Melo
19h50 Debriefing – estruturação e técnicas Conferencista  
20h05 Como utilizar a simulação no ensino de cirurgia ao longo da graduação e Residência Médica Moderador TCBC Ramiro Colleoni Neto
20h05 Debatedor Prof. Dr. Nildo Alves Batista
  Debatedor Prof. Dr. Antonio Carlos Sansevero Martins
  Debatedor Prof. Dr. Dr. Giuseppe Cesare Gatto
21h00 Encerramento    
       

01/07 – Como temos ensinado cirurgia ao longo da graduação?

05/08 – Como integrar o ensino de Anatomia, Imagenologia e Cirurgia ao longo da graduação?

02/09 – Como integrar o ensino de Fisiologia, Bioquímica, Metabolismo, Nutrição e Cirurgia ao longo da graduação?

 

07/10 – Conteúdos essenciais, marcos de competência e EPAs ao longo da formação em Cirurgia

O 4o Webinar CBC/ABEM-SP sobre “CONTEÚDOS ESSENCIAIS, MARCOS DE COMPETÊNCIAS E EPAS AO LONGO DA FORMAÇÃO EM CIRURGIA” ocorreu no dia 07/10 e, mais uma vez foi um enorme sucesso pela qualidade das apresentações e discussões realizadas. 

Os apresentadores foram cirurgiões de diferentes regiões do país, Gerson Alves – Cirurgia de Urgência e Trauma – USP/Bauru – Sudeste,  Antônio Sansevero – Cirurgia Pediátrica – UF Roraima – Norte e  Izabel Coelho – Cirurgia Pediátrica – UPeq. Príncipe – Sul, que trouxeram suas contribuições para o aprofundamento dos conhecimentos acerca da avaliação das competências, bem como a organização das matrizes curriculares da graduação e residência médica utilizando os marcos de competências na lógica da educação permanente em saúde. 

Na fala dos debatedores – Prof. Paulo Corsi (Santa Casa SP), Adnan Neser (UNIFESP) e Luiz Kimura (CEREM-SP), ao mesmo tempo que fica clara a necessidade de mudança de paradigma para a educação médica baseada em competências, também é evidente a enorme inércia para que essa mudança ocorra, principalmente devido às atuais práticas educacionais arcaicas que estão arraigadas e a gestão acadêmica dividida (“loteada”) por departamentos, sem uma lógica sistêmica e integrada. 

Dessa forma, essa necessidade de mudança do modelo formativo dos graduandos e médicos residentes, que é cada vez mais notada e evidente para todos os atores envolvidos na educação em saúde, precisa acontecer e esse processo tem que ser acelerado para que uma formação médica de qualidade seja alcançada.

O atual conformismo do “sempre foi assim” ou do “isso nunca vai mudar” precisa ser definitivamente abandonado!

TCBC  Gerson Alves Pereira Júnior    

 

04/11 – Como integrar o ensino de Semiologia, Raciocínio Diagnóstico, Medicina baseada em evidências e Cirurgia ao longo da Graduação.

 

 

 

 

Compartilhar com

Agenda de Eventos

Mais eventos
Itarget Tecnologia