Oscar de Barros Serra Dória – TCBC


OSCAR DE BARROS SERRA DÓRIA nasceu em São José do Rio Preto a 25 de julho de 1917, diplomou-se em Medicina em 1944 pela Faculdade Federal de Medicina de Belo Horizonte (MG). Trabalhou como assistente de seu tio, Dr. Cenobelino de Barros Serra, de 1945 a 1953. Recebeu Título de Especialista em Cirurgia Geral pela Associação Paulista de Medicina em 1955 e pela Associação Médica Brasileira em 1963. Foi Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, admitido juntamente com seus dois filhos em 1981, e Fellow do International College of Surgeons tendo sido admitido como Membro da Academia de Medicina de São Paulo em 1976. Foi Médico Chefe do Departamento de Cirurgia e da Clínica de Cirurgia Geral da Santa Casa de Misericórdia de São José do Rio Preto de 1953 a 1988. Foi um dos fundadores da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e idealizador e fundador do Hospital das Clínicas de São José do Rio Preto (atual Hospital de Base).

Foi também – membro do International Board of Governors do International College of Surgeons desde 1958; Conselheiro Efetivo do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo; Inspetor Federal do Ensino Secundário e do Ensino Superior de 1943 a 1971; Vice – Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São José do Rio Preto de 1968 a 1979; Professor Adjunto de Cirurgia Geral da Faculdade de Medicina e Pós Graduação das Santas Casas de São Paulo; publicou mais de 30 trabalhos em revistas científicas nacionais e apresentou mais de 50 trabalhos em congressos nacionais.

Exercendo a Cirurgia Geral em uma cidade localizada na Região Noroeste do Estado de São Paulo, São José do Rio Preto, em um Hospital Geral – a Santa Casa de Misericórdia – região então considerada endêmica da Doença de Chagas e ponto convergente de uma grande massa populacional de outras áreas endêmicas, SERRA DÓRIA sempre se preocupou com o tratamento cirúrgico do megaesôfago, patologia na época muito prevalente na região.
Faleceu em São José do Rio Preto em 28 de janeiro de 1989.

 

TCBC Oscar Ricardo Silva Dória

“Nós pouco damos quando damos de nossas posses, mas realmente damos quando damos de nós próprios. Dar quando solicitado é belo, porém mais belo e significativo é dar sem ser solicitado, só por haver compreendido.”

TCBC Oscar de Barros Serra Dória (1917-1989)

Compartilhar com

Agenda de Eventos

Mais eventos

destaque2

destaque2

destaque3

destaque3
Itarget Tecnologia