Stanley J Dudrick (1935-2020): Um cirurgião que deixou contribuição inestimável à …

21-01-2020

         Nascido em 9 de abril de 1935, em Nanticoke, na Pensilvânia, Dr. Stanley J. Dudrick foi graduado com honra na Franklin and Marshall College em Biologia em 1957 e recebeu seu diploma médico em 1961 pela Pennsylvania Medical School.

            Durante sua residência médica construiu a ideia de se aplicar soluções intravenosas diretamente na circulação venosa. Atestou a validade de suas ideias demonstrando o crescimento do filhote de cão beagle, de nome Stinky, por um período de seis semanas. Com a confecção de estudos laboratoriais controlados, ele demonstrou a habilidade de se alterar eletrólitos, proteínas, relações calóricas, vitaminas e minerais que resultaram no crescimento normal de animais de experimentação.

            Em 1967 um recém-nascido com atresia intestinal deu a oportunidade do Dr. Dudrick e sua equipe aplicarem a técnica proposta, na esperan & ccedil; a de que o intestino remanescente recuperasse sua função absortiva. O crescimento e desenvolvimento normal dessa criança por um ano representou um dos mais importantes marcos da medicina. 

            Diversos outros estudos resultaram desses esforços. Técnicas de cateterização do sistema venoso central, aplicação de nutrição parenteral em situações clínicas especiais como insuficiência renal, fístulas digestivas, melhora imunológica em pacientes desnutridos e em câncer.

            Sua vida acadêmica é cheia de conquistas. Após completar seu internato e residência médica no Hospital da Pensilvânia foi promovido de instrutor a professor em apenas 5 anos. Sua carreira acadêmica perdurou por mais de 40 anos incluindo sua atuação como professor Titular do Departamento de Cirurgia da Universidade do Texas, em Houston. Participou em sua vida universitária de instituições renomadas como Universidade da Pensilvânia, Sain Mary’s Hospital e Hospital  Bridgeport/Yale New Heaven Health System.

            Foi ainda professor da Yale University School of Medicine e Professor adjunto do Quinnipiac College. Em 2007 Dr. Dudrick foi nomeado como Titular Emérito do Departamento de Cirurgia e Diretor Emérito do programa de Cirurgia no Hospital Saint Mary e em Yale.

            Autor de livros e centenas de artigos científicos nos mais renomados jornais e revistas, trabalhou em 1975 para criar a Sociedade Americana de Nutrição Parenteral e Enteral e colaborou com Sociedades médicas de todos os continentes.

              Recebeu mais de 100 homenagens, nacionais e internacionais, incluindo o AMA Joseph B. Goldberger Award in Clinical Nutrition, o AMA Brookdale Award in Medicine, o Ladd Medal of the American College of Nutrition Goldmith Award e o American Surgical Association’s first Flance/Karl Award, em 1977 por suas contribuições para a Cirurgia e o American College of Surgeons Jacobsen Innovation Award em 2005.

            Mesmo com sua saúde prejudicada, Dr. Dudrick manteve suas atividades didáticas em eventos e congressos. Com sua humildade, generosidade e sabedoria entusiasmou e encorajou vários profissionais, estudantes e pesquisadores. 

            Em dezembro de 2013 tivemos a honra de contar, por meio de transmissão eletrônica, com Dr. Dudrick conferindo a abertura do XX Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral, realizado em Recife. Nessa apresentação mostrou claramente a importância dos programas educacionais das diferentes sociedades médicas e multiprofissionais em todos os continentes. 

            No dia 18 de janeiro de 2020, Dr. Dudrick deixou esposa, seis filhos e milhares de seguidores. 

            Dr. Dudrick foi um visionário que ajudou e salvou milhares de pacientes no combate à desnutrição. A cada prescrição de Terapia de Nutrição Parenteral estaremos homenageando o intelecto e a determinação do Dr. Dudrick, que guiará as futuras gerações de cirurgiões pesquisadores e educadores de todo o mundo.

TCBC Celso Cukier  
Diretor da Seção de Nutrição e Metabologia do Capítulo de São Paulo do CBC

 

Compartilhar com

Agenda de Eventos