TCBC Carlos Henrique de Alvarenga Bernardes – Homenagem

04-11-2022

 

TCBC CARLOS H. A. BERNARDES

É com pesar que o Colégio Brasileiro de Cirurgiões Capítulo de São Paulo (CBCSP) notifica o falecimento do TCBC Carlos Henrique Alvarenga Bernardes aos 76 anos, em 31 de outubro de 2022.

Cirurgião vascular e membro da diretoria da Regional Litoral do CBCSP desde 2004, Carlos Henrique A. Bernardes atuou por mais de 20 anos como chefe do Serviço de Cirurgia Vascular na Santa Casa de Santos, além de ministrar a disciplina de Cirurgia Vascular da Universidade Metropolitana de Santos, até julho de 2022.

Médico brilhante e professor admirado, nasceu em 5 de outubro de 1948, em Dois Córregos, interior de São Paulo. Em 1973, se formou na Faculdade de Ciências Médicas de Santos, e dez anos após adquiriu o título de especialista em Angiologia pela AMB e por meio da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

Em 1993, recebeu mais um título: mestre em Técnica Operatória e Cirurgia Experimental pela Escola Paulista de Medicina. Três anos depois, foi nomeado Doutor em Medicina pela Escola Paulista de Medicina. Ele fez parte do Corpo Clínico da Casa de Saúde e era responsável pelo serviço de Cirurgia Vascular, atuando na área com frequência inclusive nos seus últimos dias.

Os testemunhos sobre Carlos Henrique são repletos de admiração e carinho.  Como os das Dras. Katia Ferreira Güenaga, Coloproctologista, e Maria Lucia dos Santos, Cirurgiã Vascular, que atuaram com ele Santa Casa, na unidade de Santos:

 “Trabalhamos juntos por 34 anos, e o que posso dizer é que ele era uma pessoa leve. A palavra que eu uso para descrevê-lo é: suave”, conta Drª. Maria Lúcia.

Ele, juntamente com o Dr. Sidney Nadal, foram os responsáveis no meu ingresso ao Colégio Brasileiro de Cirurgiões. O Dr. Carlos Henrique era aquela pessoa que se podia perceber o quanto adorava operar, amava fazer exatamente aquilo que fazia, e isso me chamava muita atenção. Além disso, ele gostava de conduzir, ensinar, estar em contato com acadêmicos e residentes”, relata a Drª. Katia.

Como docente, ele era igualmente brilhante. Fez mestrado e doutorado na Escola Paulista de Medicina da Unifesp, já objetivando esse caminho. Ambas as amigas pessoais e colegas de profissão relatam o quanto Carlos Henrique foi fundamental na formação de muitos estudantes que aspiravam pela medicina e que alcançaram esse sonho por meio da transmissão de conhecimento, feita com maestria.

Katia ainda relembra, com carinho, de alguns dos detalhes divertidos da convivência com Carlos Henrique: “Ele tinha uma característica peculiar: quando encontrava a gente no corredor, ele abraçava e dava alguns tapas nas costas. A gente ria e agradecia pela ‘tapotagem’ gratuita que sempre dispensava”.

Emocionada, Maria Lucia afirma que com a partida, sente-se órfã. “Para mim, ele segue imortal. Nunca passou pela minha cabeça não ter mais essa presença aqui comigo. Guardarei saudade”.

Por tudo isso e pela grandeza de espírito, o CBC-SP registra publicamente admiração e respeito, assim como presta sentimentos a seus colegas de profissão, familiares e alunos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar com

Agenda de Eventos