Webinar Ensino Médico em Cirurgia ao longo da formação em Cirurgia.

23-06-2020
 

Próximo módulo em 04/11

Inscrições Gratuitas com certificado de participação – Em breve 

 

Programação

01/07 – Como temos ensinado cirurgia ao longo da graduação?

05/08 – Como integrar o ensino de Anatomia, Imagenologia e Cirurgia ao longo da graduação?

02/09 – Como integrar o ensino de Fisiologia, Bioquímica, Metabolismo, Nutrição e Cirurgia ao longo da graduação?

 

07/10 – Conteúdos essenciais, marcos de competência e EPAs ao longo da formação em Cirurgia

O 4o Webinar CBC/ABEM-SP sobre “CONTEÚDOS ESSENCIAIS, MARCOS DE COMPETÊNCIAS E EPAS AO LONGO DA FORMAÇÃO EM CIRURGIA” ocorreu no dia 07/10 e, mais uma vez foi um enorme sucesso pela qualidade das apresentações e discussões realizadas. 

Os apresentadores foram cirurgiões de diferentes regiões do país, Gerson Alves – Cirurgia de Urgência e Trauma – USP/Bauru – Sudeste,  Antônio Sansevero – Cirurgia Pediátrica – UF Roraima – Norte e  Izabel Coelho – Cirurgia Pediátrica – UPeq. Príncipe – Sul, que trouxeram suas contribuições para o aprofundamento dos conhecimentos acerca da avaliação das competências, bem como a organização das matrizes curriculares da graduação e residência médica utilizando os marcos de competências na lógica da educação permanente em saúde. 

Na fala dos debatedores – Prof. Paulo Corsi (Santa Casa SP), Adnan Neser (UNIFESP) e Luiz Kimura (CEREM-SP), ao mesmo tempo que fica clara a necessidade de mudança de paradigma para a educação médica baseada em competências, também é evidente a enorme inércia para que essa mudança ocorra, principalmente devido às atuais práticas educacionais arcaicas que estão arraigadas e a gestão acadêmica dividida (“loteada”) por departamentos, sem uma lógica sistêmica e integrada. 

Dessa forma, essa necessidade de mudança do modelo formativo dos graduandos e médicos residentes, que é cada vez mais notada e evidente para todos os atores envolvidos na educação em saúde, precisa acontecer e esse processo tem que ser acelerado para que uma formação médica de qualidade seja alcançada.

O atual conformismo do “sempre foi assim” ou do “isso nunca vai mudar” precisa ser definitivamente abandonado!

TCBC  Gerson Alves Pereira Júnior    

 

04/11 – Em breve a programação!

 

02/12 – Em breve a programação!

 

 

Compartilhar com

Agenda de Eventos

Mais eventos

destaque2

destaque2

destaque3

destaque3
Itarget Tecnologia